MAURICIO DE SOUSA: 50 ANOS DE CARREIRA

Hoje os quadrinhos nacionais estão em festa. Há exatos 50 anos Mauricio de Sousa publicou sua primeira tirinha e inicou a mais bem-sucedida carreira que um quadrinista brasileiro já teve.

Eu não podia deixar de homenagear um dos responsáveis por me fazer amar os quadrinhos. Há mais de um mês vinha tentando bolar uma tirinha ou história que pudesse dedicar a ele. Primeiro fiz uma história com o Levado Brunão e Marina, da Turma da Mônica. Cheguei a fazer o lápis, mas desisti de terminá-la.

Acabei pensando em como seria se o Joaz encontrasse o Cascão. Não sei se vocês já notaram, mas o menino Joaz se esforça tanto pra ser um super-herói que esquece de curtir a ideia de ter poderes de um Super-Homem. Do outro lado temos um personagem que olha pra uma caixa de sapato e enxerga um caminhão, que transforma um galho quebrado numa espada. Ou seja, uma criança que só precisa de sua imaginação pra brincar e ser o que quiser.

Tentei criar um roteiro e uma ambientação no clima das histórias da Turma da Mônica, como se o Joaz estivesse invadindo uma historinha do Cascão. Fiquei feliz com o resultado, apesar do trabalhão que deu. A verdade é que nunca foi bom em desenhar a Turma da Mônica.

Ainda ganhei um bônus: conversando sobre isso com meu amigo Paulo, ele me deu uma boa sacada que usei como 1ª parte dessa história, mas colocando o Joaz para interagir com o Louco – um dos meus personagens favoritos da TM.

Bom, no meio dessa história, percebi que seria mais legal se, ao invés da minha tirinha solitária, vários quadrinistas fizessem suas homenagens também. Comecei a conversar com os amigos cartunistas e o que vi foi uma aceitação em massa. Quando percebi, dezenas de quadrinistas e ilustradores queriam desejar seus parabéns ao Mauricio.

Acabei criando um blog pra reunir todo esse material. Na segunda-feira vocês poderão ver as homenagens prestadas por cartunistas amadores e profissionais, de todas as idades e de todo país, a esse grande criador de histórias que influenciou gerações e ajudou a manter a peteca do quadrinho nacional em jogo. O endereço é: http://mauriciodesousa.wordpress.com . Quem quiser já pode conferir os links dos autores que estão lá e ver, em seus blogs, as homenagens prestadas.

Foi muito legal ver as diversas manifestações e interpretações a Mauricio e seus personagens. Mais legal ainda foi notar, pela heterogeneidade dos autores, que a obra de Mauricio, ainda que seja destinada ao público infantil, é universal.

Meus sinceros parabéns a ele. Mais do que isso, o meu muito obrigado por tudo. Vida longa a Mauricio de Sousa!

0 thoughts on “MAURICIO DE SOUSA: 50 ANOS DE CARREIRA

  1. olá, wesley. massa o seu depoimento, e gostei tmb das hq, especialmente a do louco. bom, tmb postei minha homenagem, em arte e texto, agora no blog. como vc, tmb devo uma boa parte dessa paixão pelos gibis ao cara.
    certamente o mauricio vai ver, uma hora ou outra, o blog coletivo q vc criou! parabéns a vc tmb pela iniciativa
    abraço.

  2. Queria dar os parabéns tbm pela iniciativa do blog…
    Tô curtindo bantante… já adicionei a minha lista de favoritos pra tá sempre conferindo as novas postagens.

Deixe uma resposta