OS MARAVILHOSOS AGREGADORES DE QUADRINHOS!

Vamos falar sobre alguns sites que tem ajudado bastante a divulgar a arte brazuca. A verdade é que, apesar da Internet permitir que qualquer pessoa possa divulgar seu trabalho, nem sempre essa é uma tarefa fácil. O site fica no ar, o blog está sendo atualizado, mas se ninguém acessa, o autor continua sem ter seu trabalho divulgado.

Daí surge uma figura muito interessante: os sites agregadores de conteúdo. Nestes sites o trabalho de vários autores está disponível, o que potencializa a visualização do material. Além disso o leitor que freqüenta o site para ver um trabalho específico acaba tendo contato com todos os outros, propiciando um interessante intercâmbio. Estes sites também costumam ter um volume de acessos maior do que o da maioria dos blogueiros quadrinistas, sendo, portanto, uma vitrine interessante.

Vou citar aqui os sites que eu conheço e que se encaixam no conceito acima.

WEBCOMIX

Iniciativa do HenriqueFD, o Webcomix traz um conteúdo variado, e é vinculado ao portal UAI, do grupo O Estado de Minas. É um site grande, com o formato de um portal de quadrinhos. Aqui, cada autor possui um hotsite próprio, no qual são postados quadrinhos com a freqüência que for combinada com o administrador. Muitos dos autores utilizam o Webcomix como único meio de publicação, ou seja, não possuem site ou blog próprios. Quadrinistas interessados podem entrar em contato com o Henrique para que o seu material seja analisado pelo e-mail: henriquefd@webcomix.com.br.

CASA DAS TIRAS

O Casa das Tiras é um blog administrado pelo Elias Oliveira. Diferente do Webcomix, que possui um layout mais similar ao de um portal de conteúdo, a interface é simples: você entra e já vê as tiras publicadas no dia. O Casa passou por uma reestruturação recentemente e, aparentemente, teve uma certa redução no número de tiras publicadas. Quem tiver interesse em entrar em contato com o Elias pra ter suas tiras publicadas pode mandar um e-mail pra: eliasojrs@gmail.com.

TIRAS NACIONAIS

O Tiras Nacionais surgiu em 2005, quando o Andrews começou a postar algumas tiras publicadas na Internet. Naquela época, você tinha o material do André Dahmer, Salvador, Joatan Dutra, Laerte, Cadu Simões e tantos outros num só lugar. Como era trabalhoso fazer atualizações diárias de tanta coisal, o esquema de publicação mudou: cada artista passou a ser um colaborador do blog, postando seus próprios quadrinhos.

Esse foi, provavelmente, um dos grandes acertos do blog, pois como cada autor posta seu material, o ritmo de atualizações do site tornou-se muito grande. Além disso o blog propicia um interessante intercâmbio entre estes autores.

Com o tempo o Andrews se afastou do blog, que atualmente é moderado por mim e pelo Joatan, autor de Pagando o Pato.

Dezenas de artistas já passaram pelo blog, que é aberto tanto para profissionais quanto para amadores, desde que eles tenham seus próprios sites ou blogs onde já publiquem quadrinhos há algum tempo. Esse critério deve-se ao fato da proposta do Tiras Nacionais ser apenas o de divulgar os autores, e não se tornar o site principal deles.

Quem tiver interesse em entrar pra turma do Tiras Nacionais é só mandar um e-mail pra tirasnacionais@gmail.com.

SEU CARTUM

O Seu Cartum é o mais novo de todos os sites que cito aqui: tem cerca de um mês de criação. É um blog criado pelo UOL com o objetivo de divulgar cartuns, charges e quadrinhos. Aqui não tem muita frescura: é mandar seu trabalho pro seucartum@uol.com.br e pronto.

***

Bem, em todos os sites acima Os Levados da Breca estão sendo publicados. Nos três primeiros, a publicação é de segunda a sexta. No último a periodicidade é mais esporádica, mas pelo menos uma vez por semana estamos marcando presença.

Nesses sites eu tenho publicado material mais antigo, com defasagem de alguns meses. Faço isso pra permitir que os leitores que conhecerem os Levados por estes sites tenham a oportunidade de encontrar material inédito no site principal.

Deixe uma resposta