SEXTA DE TIRAS # 20

Ontem, dia 15, foi o Dia do Desenhista (sim, aceito os parabéns). É curioso como uma profissão pode ser tão admirada e subvalorizada ao mesmo tempo.

Não conheço ninguém que não admire um desenhista. “Isso é dom”, “queria desenhar assim” e coisas do gênero são frases constantes. Além disso, qualquer desenhista é facilmente categorizado como artista pelos demais.

Poooooor outro lado, é meio que senso comum acreditar que, quem desenha, o faz por prazer. Bem, isso não é mentira. Mas muita gente acredita que desenhistas desenham SÓ por prazer, ainda que o desenho seja o seu trabalho. São inúmeros os casos de “faz um desenho aí, na faixa, que você ganha divulgação” ou “puxa, tudo isso só por um desenho”?

Bom, quem é médico ou arquiteto, por exemplo, também trabalha com o que gosta de fazer (quase sempre), e, nem por isso, deixa de cobrar o seu justo preço pelo trabalho, dedicação e estudo. E sim, desenhista também estuda pra conseguir desenhar. Apesar de não ter no desenho uma profissão, me solidarizo com os muitos colegas de traço que vivem de sua arte.

Por isso, deixo aqui meu forte abraço aos amigos desenhistas, que sabem que tem muita ralação no meio desse ofício que é, sim, divertido, mas que é um ofício, assim como qualquer outro.

Ah, eu tenho que postar umas tirinhas agora, né? Aí vem elas!

UM SÁBADO QUALQUER

ESTÚDIO YABAI

TIRA DO SÉRIO

GUTO DIAS CARTUNS

JUNIOR, O SAGAZ

LOKAZ – TIRINHAS

Deixe uma resposta